terça-feira, 2 de setembro de 2008

8. Tarefas Típicas Apoiadas

Comecei um esboço, mas não sei se estava fazendo certo. acho legal alguém dar uma conferida.

2 comentários:

Camilla Brandel disse...

Oi Anderson.
De um modo geral, gostei bastante das tarefas que você colocou. Mas eu escreveria um pouco diferente e com mais detalhes.
Por exemplo, em vez de "consultar itinerários", seria algo do tipo: "Verificar qual o itinerário de determinada linha de ônibus".
Não gostei da tarefa "cadastrar tarifas". Acho que não é bem isso que o item pede. Aqui acho que deveríamos mencionar tarefas que já são executadas hoje de outras formas e que o sistema vai apoiar, certo? A tarefa de cadastrar tarifas é meio... sei lá, inexistente? Não é algo complicado que o quiosque vai facilitar. É só um jeito diferente de divulgação. Não sei se você entendeu o que eu quis dizer... Mas acho que, no máximo poderíamos transformar essa tarefa em uma assim: "Divulgar preços de tarifas". Aí sim!! Tudo isso também vale para o cadastro de rotas de ônibus e metrô.

Sobre as prioridades, acho que temos um excesso de prioridades "Altas". Sabe como é, né? Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. :-)
Mas por outro lado, o modelo não deixa claro pra quem é essa prioridade. Para o usuário, as consultas são prioridade. Para a empresa de transporte, a divulgação é priodade. E aí, de qual prioridade estamos falando aqui?

Anderson disse...

Bom, eu vejo que o quiosque vai ser usado pelo usuário para consulta, mas pela empresa de transporte para inserir as informaçõs, não? Ela que iria cadastrar esses dados, é isso que eu tinha entendido, por isso que é uma tarefa também.

Realmente acho que a descrição pode ser melhorada, pode fazer isso se quiser.

Sobre ser tudo alta, ser formos analisar consultar rota, consultar tarifa, consultar itinerário, realmente tem o mesmo peso, ou seja, alto.